quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROJETO: EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “GERMANO ANDRÉ LUBE"
DIRETORA: MARIA AMALHA TEIXEIRA MORENO
PEDAGOGAS: IVONE OTONE, PATRÍCIA
PROFESSORES E COORDENADORES

PROJETO:
“EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS

O QUE APRENDEMOS COM PRAZER, NÓS NUNCA ESQUECEREMOS.
                                                                                     Alfred Mercier

Os pais, a escola e o estudante são os três responsáveis primários pela construção do futuro do país. Deste modo, o sistema educacional deveria contribuir para o desenvolvimento de estudantes de bom caráter, comprometidos com os valores humanos, para que a sociedade se torne mais forte e melhor.
      
APRESENTAÇÃO:
O projeto surgiu a partir da necessidade de ampliar a formação continuada  dos profissionais da escola sobre o tema Educação em Valores Humanos, visando a difusão, em toda a comunidade escolar, de práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem a relação humana, visto que a educação está comprometida com os valores éticos. Educar não é somente informar, transmitir conhecimentos, mas também integrar o educando em uma cultura com características particulares, como a língua, as tradições, as crenças e os estilos de vida de uma sociedade.
A escola é um espaço que propicia as relações humanas, que permite aos jovens conviverem com as diferenças, aprender a respeitar os companheiros, compartilhar, aceitar derrotas, lidar com hierarquias. Sendo assim, a escola participa diariamente da formação dos cidadãos e cidadãs. Podemos dizer também que a escola é um “microcosmo”, pois reflete os conflitos presentes na sociedade.
Tendo como finalidade a educação de valores humanos, este projeto tem como objetivo promover a interiorização e o desenvolvimento de valores por meio de técnicas e atividades diversas em que os alunos irão vivenciar na prática as situações semelhantes àquelas com as quais convivem ou irão conviver no dia a dia. Por possuírem características lúdicas, permitem que os participantes se envolvam na sua realização de forma mais espontânea e descontraída. As atividades permitem ainda que os alunos expressem emoções, fazendo com que a aprendizagem aconteça naturalmente, oferecendo oportunidades de dialogar, inventar, descobrir, pesquisar, refletir e indagar.
O projeto poderá contribuir muito na questão da indisciplina dos alunos, responsabilizando-se cotidianamente em garantir um ambiente de cooperação, em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade marquem as relações. Essa conquista pode se dar por meio de um percurso de formação continuada para toda a equipe. Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que conflitos sempre vão ocorrer e não é possível esperar o fim da formação para resolvê-los. Nesta perspectiva, o mais importante é lidar com a causa do conflito e não apenas atribuir culpa e impor punições. Pouco importa quem começou uma discussão. O fundamental é analisar o que levou as pessoas a ter dificuldade de negociar soluções justas e respeitosas. Mudança nenhuma surgirá se não nos unirmos para construirmos uma nova sociedade, uma nova ética que nos aponte um caminho para dar um sentido mais profundo às nossas vidas.

JUSTIFICATIVA:

O público da Escola Germano  André Lube é bastante diversificado, temos um número considerável de  alunos que já sofreram algum tipo de violência, seja física ou emocional, visto que os alunos são de origem de lares desestruturados, marcados por violências, gravidez precoce e muito desrespeito aos direitos dos outros,  apresentam autoestima baixíssima, visão pessimista do mundo, dificuldade em identificar os próprios sentimentos e ambigüidade (duas caras). Diante deste quadro caótico, os professores encontram grande dificuldade de trabalho, não se sentem preparados para enfrentar estes desafios, alguns batem de frente com os alunos, outros desistem de dar aulas na escola. Diante de tanta insatisfação a equipe técnico-pedagógica, coordenadores e professores desenvolveram o projeto “Educação em valores humanos” à luz do projeto do Instituto de Educação Sathya Sai que já está sendo implantado nas escolas municipais da Serra. Foram feitas adaptações de acordo ao nosso contexto e necessidades.
Desta forma, resolveu-se trabalhar com o resgate dos valores humanos com toda a equipe escolar, redirecionando as metas da educação para que vejam o homem como um todo integrado, levando em conta o lado espiritual do aluno para além do desenvolvimento da mente e do corpo, já que a educação é o processo de esculpir a personalidade humana.
O projeto Educação em Valores Humanos trata-se de uma educação voltada para o ser integral, uma educação para a vida. Sem alterar o conteúdo básico dos currículos, e sem conflitar com quaisquer opções religiosas das famílias e estudantes.

OBJETIVO GERAL:                                         
  • Implementar o PPP e seus princípios norteadores fomentando o desenvolvimento de valores humanos capazes de promover a diminuição da violência na escola.  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver fundamentos de respeito mútuo e diálogo entre professor, aluno e família;
·         Promover a interiorização e o desenvolvimento de valores por meio de técnicas e atividades diversas, dando ênfase na verdade, na ação correta, na paz, no amor e na não violência; melhorando assim, as relações;
·         Avaliar como esses valores podem influenciar na vivência dos alunos na escola, na família e na sociedade;
·         Perceber que o amor é capaz de transformar as pessoas, reforçando a idéia de que todos podem contribuir para um mundo solidário e sem violência;
·         Reforçar entre os alunos a necessidade de agirem segundo princípios e valores individuais, da família e da escola, dizendo NÃO a atitudes contrárias às suas convicções, sugeridas ou incentivadas por grupos que não compartilham com os ideais propostos neste projeto.

DESENVOLVIMENTO

O projeto será trabalhado de forma interdisciplinar, integrado e transversal aos conteúdos já trabalhados nas disciplinas, com a realização de atividades variadas que incluem a participação ativa do aluno em discussões, leituras, observações e experimentações, ligações com a vida, numa dinâmica metodológica desafiadora que estimule o  raciocínio, desenvolva habilidades mentais operatórias, numa abordagem interdisciplinar, contemplando os "componentes curriculares" da Base Nacional Comum: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês, Artes, Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso.
 BURROWS (2010) apresenta cinco técnicas de ensino que serão aplicadas no projeto, sendo articulados aos conteúdos propostos da grade curricular:
A primeira técnica é Sentar-se em silêncio. Os alunos devem ser encorajados a sentarem-se em silêncio por alguns minutos a cada dia. É uma técnica muito poderosa porque, com a prática constante, os alunos ficarão mais receptivos e intuitivos. Melhorando a memória e concentração, sentimento de paz e equilíbrio, autocontrole e desenvolvimento da intuição.
Nesta técnica serão utilizadas várias dinâmicas com fundo musical: Uso da luz, pois ela simboliza a sabedoria. Também utilizaremos a visualização de Um passeio no bosque. Pediremos que os alunos desenhem o que sentiram ou viram durante o sentar-se em silêncio, assim poderemos ver o que realmente se passa dentro da criança, já que a arte é o espelho da alma.
A técnica da Dinâmica do Pensamento: A mente tem sido descrita como uma teia de pensamentos. A melhor analogia é a do tecido com os fios. Sem os fios entrelaçados não há pano, entretanto os fios podem existir sem o pano. A técnica da Dinâmica do Pensamento contém diversos componentes: Pensamento dinâmico, Preces Universais simples, Pensamento Positivo, Citações e Poesia.
A técnica da Dinâmica do Pensamento ajuda a estimular o aluno a pensar profunda e positivamente, bem como a desenvolver paz e tranqüilidade interior.
Nesta técnica serão utilizadas orações universais simples, ou fazer as suas próprias de acordo com o valor que está sendo ensinado. O propósito é reforçar o valor que está sendo ensinado e que os estudantes sintam-se em contato com o seu Eu interior.
Serão criados pensamentos positivos que destacam certos valores, sentimentos de respeito e amor, pelos pais e pelos mais velhos, outras preces estimulando pensamentos positivos. Também serão utilizadas pequenas citações e poesias para passar valores de maneira simples e significativa.
A técnica de Contar Histórias: As histórias têm um efeito profundo, especialmente sobre as crianças. Alguma coisa contada sob a forma de uma história será lembrada e tratada como um tesouro, enquanto que a mesma informação passada secamente pode ser esquecida em pouco tempo. Nesta técnica o animador contará a história de forma espontânea, o uso da voz e do corpo deve ser variado para ilustrar a história, além disso, serão utilizados outros instrumentos como imagens, fantoches, quadro magnético, marionetes para dar vida à à história. Para que o aluno acompanhe a história utilizaremos diferentes modos: Dramatização, repetição da história, discussão e perguntas.
Nesta técnica utilizaremos Fábulas de Esopo, poemas, músicas e citações de acordo com os valores que serão trabalhados no dia.
A Técnica da Música e do Canto em Grupo:  Há muitas formas de trazer a música para dentro da sala de aula. A mais óbvia é “Cantar em grupo”. A música refresca o corpo e a mente, promove o relaxamento, acalma os nervos, estimula a criatividade, desenvolve a intuição e induz o sentimento de amor. Além do potencial para desenvolver a voz e o caráter, ajuda os estudantes a relaxar e a ter prazer em aprender. Uma das grandes vantagens é que a canção permanece com as crianças por muito tempo depois da aula. Isto significa que os valores que estão nas letras das canções permanecerão na consciência dos alunos por muito tempo e ajudarão a transformá-los. Nesta técnica utilizaremos vários tipos de música, sempre de acordo com os valores trabalhados no dia, como amor, carinho, gratidão, obediência e respeito Utilizaremos também vídeo e músicas postadas na internet relacionados aos mesmos valores.
A Técnica das Atividades de Grupo: Benefícios do trabalho em grupo: Cooperação, criatividade, harmonia, unidade, autoconfiança, trabalho em equipe, ouvir as opiniões dos outros.
Cada aluno é um artista, a criatividade neste momento é fundamental. Neste momento o grupo desenvolverá habilidades acerca do que foi apresentado das técnicas até o momento através de atividades envolvendo auto-avaliação, histórias do grupo e  dinâmicas. Também utilizaremos vídeos relacionados à  importância do trabalho em equipe.

ESTRATÉGIAS:

As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates. Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas. Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra violência e bullying.

ATIVIDADES:

1. Pesquisas
2. Relatórios
3. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
4. Palestras com questionamentos com profissionais da Psicologia e Judiciário.
5. Criação e apresentação de peças teatrais.
6. Filmes que abordem o tema
7. Vídeos
8. Entrevistas.


RECURSOS HUMANOS:
¨ Psicólogos          
¨ Psicanalistas
¨ Membros da PM e do Conselho Tutelar.
¨ Psiquiatras.
¨ Judiciário
¨ Familiares dos alunos
¨ Professores

APOIO E ORIENTAÇÃO:
Percebendo que a questão social não engloba somente a área educacional, sentimos a necessidade de buscar parcerias com uma equipe multidisciplinar. A saúde, segundo a OMS é um bem estar social, físico e mental, desta forma buscamos parceria com a PROSAD (Programa de saúde do adolescente da Serra) e CAPS da Serra (Centro de atenção psico-social), e devido a grande vulnerabilidade social também formamos parceria com a Vara da Infância e Juventude e Secretaria Municipal de Educação da Serra (Projeto Educação em Valores Humanos).
Através destas parcerias estamos desenvolvendo uma rede, em que todos se apóiam, buscando alternativas em prol do bem estar dos nossos alunos promovidos por meio de encontros, dinâmicas de grupos, discussões, condições para que os profissionais coloquem suas dúvidas, experiências, construindo coletivamente novos conhecimentos, proporcionando informações necessárias que subsidiarão suas atitudes na operacionalização da sua prática, obtendo assim, um melhor conhecimento para lidar com situações complexas do cotidiano que futuramente irão gerar ações diferenciadas no interior das escolas.
O projeto será desenvolvido no período compreendido entre julho de 2011  julho de 2012  e será aplicado por toda a equipe pedagógica, diretora, coordenadores e professores e abrangerá todas as turmas do Ensino Fundamental séries iniciais e finais, ao total 12 turmas por turno.
O entrelaçamento de parceiros é necessário para organização e sustentação de uma Rede. Rede que estabelece sua teia e se relança em um novo movimento de vida. Assim é a construção desta Rede da EEEF Germano André Lube, marcada por um recomeço constante, aberta a novos parceiros, a novas interlocuções, as novas e grandes perguntas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • Burrows, Loraine - Descobrindo o coração do ensino. http://www.valoreshumanos.org/.
  • Sai, Sathya – EDUCAÇÃO EM VALORES – Manual para professores.
·        










Nenhum comentário:

Postar um comentário