quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1ª FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – SEDU
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CARAPINA
E.E.E.F ”GERMANO ANDRÉ LUBE”

FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PROPOSTAS PARA REALIZAÇÃO DO EVENTO:
CARGA HORÁRIA: 41 horas
DATA DA REALIZAÇÃO DO EVENTO: 27/10/2011

LOCAL DO EVENTO E DA MOBILIZAÇÃO PARA O EVENTO:
ESCOLA ESTADUAL” GERMANO ANDRÈ LUBE”

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação dos alunos na elaboração e montagem dos stands, onde cada grupo terá a tarefa de pesquisa sobre o tema abordado.
Participação no dia da feira,onde cada grupo participará,apresentando os stands aos visitantes em forma de rodízio.
Bom comportamento no dia do evento.
Relatório sobre todas as exposições, que será entregue ao professor responsável pela turma.
Serão distribuídos 15 pontos para todas as disciplinas participantes, seguindo o roteiro acima mencionado.

JUSTIFICATIVA

O planeta esta em transformação, as mudanças climáticas são evidentes, os desastres naturais são cada vez mais devastadores, como a influencia humana tem ligação com esses acontecimentos? Qual o papel do educador frente a estas questões? Pensando em tantos questionamentos e conhecendo a importância de despertar em nossos educandos o interesse pela questão ambiental, o interesse pela pesquisa, e sabendo a importância de trabalhar educação ambiental interdisciplinarmente foi idealizada a feira de ciência e tecnologia da escola estadual germano André lube, abordando o tema da semana nacional de ciência e tecnologia: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos, visando além dos itens abordados acima a interdisciplinaridade e a cooperação entre toda a equipe escolar, incluindo pedagogos, coordenadores e direção.
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais meio ambiente e saúde devem ser tratados como temas transversais. Analisando esta questão, não tem como separar os dois itens, já que educação ambiental foca qualidade de vida, relação socioeconômica e embientais, e saúde esta diretamente relacionada com condições de vida, enfoca o ambiente em que a pessoa esta inserido. Uma feira de ciências que tem como tema a questão ambiental, não tem como não focar estilo de vida atual, e quais alternativas podem ser usados para harmonizar o homem com a natureza da forma mais saudável possível, e isso também é abordar saúde.

 “Uma escola que tem como objetivo estimular e desenvolver a cidadania deve proporcionar aos seus alunos situações em que eles tenham oportunidade de adquirir valores e conhecimentos básicos para a vida na sociedade. Deve promover atitudes e habilidades necessárias para que cada aluno venha a participar plena e efetivamente da vida política econômica e social do país”.
Scheibel (2006)

 Pensando nisso, esse tipo de evento na escola além de incentivar a pesquisa, socializa os alunos com a comunidade escolar, desenvolvendo a cidadania, ensinando a debater, a expressar idéias, a ouvir, e principalmente o despertar para o querer aprender.
Seguindo às normas da lei de diretrizes e bases da educação, onde fica claro que o ensino fundamental tem como um dos objetivos a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que fundamenta a sociedade, esse projeto engloba todas estas questões, além de ir além com outro grande objetivo que é o trabalho em equipe.

ÁREAS ENVOLVIDAS

Todas as áreas trabalharão em conjunto dentro do tema, porém com enfoques diferentes.

TEMAS TRANSVERSAIS

Educação ambiental e saúde

OBJETIVOS

Trabalhar o tema da semana nacional de ciência e tecnologia, desastres naturais ambientais e prevenção de riscos.

Despertar em nossos educandos o interesse pela pesquisa, pelas questões ambientais, estimulando a criatividade.

Fortalecer o trabalho em equipe, estimulando a interdisciplinaridade entre o corpo docente.

Promover maior interação entre o professor e o aluno.

METODOLOGIA

Serão montados stands por turma, onde os alunos apresentarão os trabalhos aos visitantes.

As professoras de português se dispuseram ajudar na correção dos textos para todos os stands, e estão montando um trabalho sobre os valores que devem ser preservados, focando o respeito à vida.

A professora de ciências montará maquetes sobre os riscos do óleo para a natureza e para a saúde, e trabalhará o tema reaproveitamento do óleo.

Será montado um trabalho pela professora de ciências sobre o histórico da exploração do petróleo no Espírito Santo, a problematização dos royalties, os derivados do petróleo, e as potencialidades no mercado de trabalho oferecidas pelo setor.

As professoras que trabalham com o quinto ano ou quarta série irão trabalhar o tema: alimentação alternativa, mostrando que o consumo inconsciente leva ao desperdício, e o desperdício leva a aumentar a produção e isso leva a poluir ainda mais o solo, degradando o meio ambiente.

Alguns professores, como o de educação física, projetos, se dispuseram a ajudar no que necessário e ajudar na organização no dia do evento.

A professora de artes montará uma banda musical com instrumentos alternativos, canos de PVC, onde os próprios alunos confeccionarão seus instrumentos, e apresentarão uma música no dia da feira. O material para montagem dos instrumentos foi reaproveitado dos recortes de canos da obra da reforma da escola. Montará um stand com artes feitas com materiais descartáveis

As professoras de ciências juntamente com a professora de geografia e matemática trabalharão o tema: Do conhecimento popular ao científico a evolução do conhecimento sobre poder de cura das plantas.

A professora de geografia apresentará experimentos que explicam os fenômenos da natureza, e usará maletas de experimentos da experimentoteca UFES.

A professora de ciências trabalhará o tema energias renováveis, com apresentação de maquetes confeccionadas pelos alunos.

O núcleo de ciências pro-reitoria UFES junto à experimentoteca confirmou presença com uma exposição sobre a química no cotidiano e alguns experimentos.

A cesan confirmou presença com uma maquete que explica o processo de tratamento e distribuição da água.

O setor de minerais e rochas da UFES confirmou presença junto com o professor coordenador e seus monitores.

CRONOGRAMA

Realização de reuniões com toda equipe escolar para decidir como será a participação de cada um no dia do evento.

Treinamento de alguns professores junto à experimentoteca, núcleo de ciências pro-reitoria UFES, para uso de experimentos no dia da feira e uso em sala de aula, nos dias 19 e 21 de outubro.

Concurso de frase e desenho para uso na camisa da feira, atividade que valoriza o trabalho dos nossos alunos e estimula a criatividade, data limite para entrega da frase e desenho dia 28/09/2011.

Excursão para o centro de convenções de Vitória junto com os alunos para participação da semana estadual de ciência e tecnologia nos dias 19/10/2011 e 20/10/2011, para que os alunos tenham a visão de como é um evento científico de grande porte, se interesse mais pela ciência, pelo desenvolvimento de projetos.

Feira será realizada no dia 01/11/2011, no período vespertino das 13:30 às 17:30.

Alguns trabalhos já estão sendo montados aos sábados.
As maquetes as faixas e trabalhos relacionados aos stands serão confeccionados durante as aulas e se preciso fora do horário usando sempre o espaço físico da instituição.

As fontes de pesquisa para os trabalhos serão jornais, revistas, internet, entrevistas a empresas e cidadãos que sofrem com os desastres ambientais, ou que já fizeram algum trabalho abordando o tema na questão prevenção de riscos e sustentabilidade.

O evento encontra-se cadastrado como atividade da semana nacional de ciência e tecnologia 2011, no site do ministério da ciência tecnologia e inovação.

CONCLUSÃO

“O processo de conscientização é sempre inacabado, contínuo e progressivo, é uma aproximação crítica da realidade que vai desde as formas de consciência mais primitivas ate a mais crítica e problematizadora e, consequentemente, criadora”.
(MIZUKAMI, 1986, p.91)

Nesta abordagem um evento escolar que propõe a conscientização, a pesquisa, o trabalho em equipe, leva não só os alunos ao aprendizado, à visão crítica, mas toda a equipe envolvida, e isso é de grande valia no processo ensino aprendizagem, onde  não existe um grande protagonista,mas sim mostra que todos tem potenciais para protagonizar a historia de ensino desta instituição, onde os próprios alunos podem idealizar propostas de trabalho junto com os professores  e mostrar seus potenciais de criatividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional 9.399/96.

Scheibel, Maria Fani. Função Social do Ensino e suas Implicações Didático-Pedagógicas. Caderno Universitário; Canoas: ULBRA, 2006.

AUAD, Daniela. Os parâmetros curriculares nacionais e os temas transversais. Caderno Educação e Gênero: São Paulo, 1999.













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