sexta-feira, 31 de julho de 2015

GINCANA ECOLÓGICA INCENTIVA À PRESERVAÇÃO - PROJETO DESENVOLVIDO PELA COORDENADORA DE PAIS CRISTIANE OLIVEIRA


Gincana Ecológica incentiva à preservação
30/07/2015 - 16:00
Os alunos da Escola Germano André Lube, localizada na Serra, estão empolgados com a 1ª Gincana Ecológica, abordando o tema “Preservação Ambiental é Compromisso de Todos”. Realizada ao longo do 3° trimestre, o objetivo é aumentar a conscientização dos alunos em relação ao meio ambiente e as questões relacionadas à rotina escolar.

Com atividades que envolvem reciclagem, separação de resíduos, preservação e reaproveitamento, as tarefas despertam a criatividade dos alunos, levando-os a desenvolverem ações e objetos que diminuam a depredação da natureza. De forma lúdica, eles vão aprendendo que reciclar é economizar energia e poupar recursos naturais.

Divididos em cinco grupos, os estudantes terão que cumprir diversas tarefas, como montagem de maquetes, confecção de brinquedo com material reciclável, limpeza ecológica e criação de receitas culinárias com restos de alimentos que podem ser reaproveitados, como cascas e sementes, por exemplo. Cada tarefa valerá uma pontuação diferenciada. No final, os pontos serão somados para que a equipe campeã seja conhecida.

A diretora da unidade, Maria Amalha, explica que a atividade busca trabalhar a conscientização e motivar a integração das turmas. “Como educadores, devemos contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão, voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental. Além disso, é importante que a escola ensine atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental”, destacou.

Como premiação, todos os alunos receberão uma medalha pela participação e a equipe vencedora ganhará um passeio.
Informações à Imprensa:
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Fernanda Xavier
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br / faxtamara@sedu.es.gov.br
Texto: Mayara Vasconcelos

PALESTRA "PROJETO RESTINGA"

No turno noturno o palestrante do Projeto Restinga, um ecossistema ameaçado falou sobre projeto para a recuperação da restinga de Jacaraípe – Serra, explicando as ações desenvolvidas na praia de Jacaraípe com áreas cercadas através de “mutirão ecológico” para que sejam restauradas áreas que foram degradadas pela ação do homem na natureza.







REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS

A professora Daniela Rodor com os alunos do 1º segmento EJA noturno trabalham a reutilização de materiais recicláveis na arte.

Quadros usando sementes, tampas de garrafas pet e papel  celulose formam a base do trabalho.






terça-feira, 28 de julho de 2015

DENGUE,  INSETOS E ANIMAIS PEÇONHENTOS É TEMA DE PALESTRA NA ESCOLA GERMANO ANDRÉ LUBE

A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil e uma das preocupações do Ministério da Saúde e nesse cenário torna-se importante a realização de ações para a prevenção dessa doença, de modo que se identifique e trate precocemente os casos, afim de evitar ocorrências das formas mais graves e principalmente óbitos. 
Em parceria com esta iniciativa a secretaria municipal de saúde, de Serra  proferiu Palestras na escola Germano André Lube, no turno vespertino para as turmas do ensino fundamental do 5º ao 9º ano e disponibilizou cartazes,  mostrando o desenvolvimento do Aedes aegypti, além de uma exposição com animais peçonhentos.  Os agentes de Saúde fizeram Palestras para esclarecer todas as dúvidas dos alunos e alertar quanto a prevenção que deve ser diária.   A exposição encantou os estudantes.
“O combate ao mosquito transmissor tem que fazer parte do nosso dia-a-dia, não podemos relaxar. Os ovos do Aedes aegypti podem continuar vivos por mais de um ano, por isso a limpeza dos quintais é tão importante”, comenta a agente de saúde.
Com os materiais disponibilizados pelos agentes os alunos da 6ª série V03 e da 7ªV02 foram à feira que acontece no entorno da Escola todas as quartas-feiras e fizeram panfletagem para conscientizar a comunidade local sobre o mosquito transmissor da Dengue e  animais peçonhentos que podem achar morada nos locais adequados para a sua reprodução.
















CONSCIENTIZAÇÃO É FUNDAMENTAL!


A conscientização é o primeiro passo para melhorar a questão ambiental. Entendemos ambiente como todo o espaço preenchido em que estamos inseridos. Assim, há uma necessidade urgente na preservação deste espaço e uma responsabilidade imperiosa por parte de todos em ações que tragam benefícios ao espaço que nos pertence.

A turma do 3º Ano M03, coordenada pela professora Maria Stela Fossi, desenvolveu o subprojeto “Conscientização é fundamental! – A dengue.”, envolvendo ações no Projeto “Martim Pescador”, onde foram trabalhadas questões voltadas para a importância da limpeza do ambiente, pesquisas sobre a porcentagem de mortalidade e afetados pela dengue registrados pela Secretaria de Saúde do município de Serra - ES, o ciclo reprodutivo do mosquito, o ambiente favorável à reprodução, ações práticas de limpeza do espaço vivido, reaproveitamento do que é descartável em ações voltadas para a sustentabilidade. 





















segunda-feira, 27 de julho de 2015

"HORTA INCLUSIVA" - UM PROJETO MUITO ESPECIAL

A educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para a formação do indivíduo consciente e responsável. Portanto, a educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com problemas ambientais e com suas soluções.
O projeto “HORTA INCLUSIVA,”, subprojeto do Projeto “Martim Pescador” apresenta metas detalhadas em indicadores sociais inspirado na busca por solução social e criativa fora da sala de aula, que apontam para as ações em áreas prioritárias para a superação do preconceito e da aprendizagem.
A partir da implantação do projeto “HORTA INCLUSIVA” de educação inovadora, realizado com os alunos da Educação Especial e alunos da turma do 4º Ano 04, do turno matutino, sob orientação da professora Penha Figesk em parceria com a professora Regina Helena Abreu, a escola trabalha com os alunos em outro ponto de vista, novas metodologias buscando uma aprendizagem diferenciada para o alcance de melhores resultados em seu cotidiano escolar, vivenciando ações práticas que geram aprendizagem significativa.