sábado, 18 de julho de 2015

PROJETO MARTIM PESCADOR: AMBIENTE & AÇÃO

EEEF “Germano André Lube”
PROJETO MEIO AMBIENTE 2015
 “MARTÍM PESCADOR”
Em parceria com a CESAN
Período: Abril a Outubro de 2015
Envolvidos:  Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno (2º ano à 8ª série e EJA) e Comunidade Adjacente.

Objetivo geral
Promover práticas reflexivas que desenvolvam a sustentabilidade nas dimensões social e ambiental, econômica, cultural, visando a formação integral dos sujeitos, visando uma nova postura de homem enquanto cidadão no mundo.


Objetivos específicos
ü  Criar uma nova mentalidade com relação ao usufruto dos recursos oferecidos pela natureza;
ü  Instituir um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente;
ü  Contribuir para maior sensibilização ambiental e reflexão sobre hábitos de consumo sustentável;
ü  Buscar ações voltadas para conscientização da preservação do ambiente em que estamos inseridos;
ü  Fornecer uma nova conscientização sobre a importância da preservação ambiental em todos os seus aspectos (água, solo, energia, flora e fauna).


Avaliação

ü       A avaliação se dará durante o processo de desenvolvimento do projeto, numa visão qualitativa, quantitativa, participativa e descritiva, durante todo o processo de trabalho, com ações e encaminhamentos realizados pelos grupos envolvendo todo o projeto e todas as turmas.


Ações

·         Adoção de uma nascente: pesquisa, identificação, nomeação, preservação e cuidados, envolvimento com a comunidade e parcerias (PMS, Meio Ambiente, Saúde, etc.);
·         Visitas técnicas, visitas de acompanhamento, plantio (reflorestamento),
·         Campanhas informativas, Panfletagem; Palestras, Visitas;
·         Cuidado e preservação da Lagoa Juara, rio que banha – Santa Maria, praia e mangue;
·         Tenda na praia e lagoa;
·         Divisão dos grupos por área, verificação de barco para investigação da situação;
·         Conscientização da comunidade do entorno;
·         Produção de revista, jornal, livro;
·         Documentários;
·         Apadrinhamento - por turma com tutor da comunidade (surf, pescadores, etc.);
·         Carta aberta à comunidade; Estatuto do Ambiente;
·         Mídias (televisão, jornal impresso, revista, etc.).

Músicas
ü    Leandro E Leonardo/Toquinho (Herdeiros Do Futuro) – Degradação Do Meio Ambiente
ü    Sal Da Terra (Sá E Guarabira)- Destruição Do Planeta Pelo Homem
ü    Planeta Azul (Chitãozinho E Xororó) – Poluição e Como Afeta A Terra
ü    Xote Ecológico  (Luiz Gonzaga) – Preservação do Ambiente
ü    Terra (Caetano Veloso) – Preservação E Importância Do Planeta
ü    Bichos Do Mar (Lenine) – Poluição Dos Mares
ü    As Forças Da Natureza (Clara Nunes/João Nogueira)
ü    Um Índio (Caetano Veloso)- Valores Primitivos/Sociedade  Avançada
ü    Benke (Milton Nascimento) – Conscientização E Importância Da Natureza
ü    Fábrica (Legião Urbana) – Destruição Do Meio Ambiente/Desigualdade Social
ü    Sobradinho (Sá E Guarabira) – Represas/Impactos Da Hidrelétricas Ao Meio Ambiente
ü    Estrela Natureza (Sá E Guarabira) – Importância Do Cuidado Com A Natureza
ü    Outras



Desenvolvimento:

Todo o projeto será desenvolvido a partir de ações envolvendo os três turnos, com todas as turmas (2º Ano Fundamental à 8ª Série, e turmas da EJA).

As ações serão desenvolvidas a partir de pesquisas dos temas abordados, onde serão realizadas atividades diferenciadas interdisciplinares, abordando todas as disciplinas em suas linhas de trabalho, envolvendo a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, comunidade adjacente e entornos), visando a conscientização do ambiente em seus diversos aspectos, abordando principalmente a questão hídrica de nosso planeta, com maior ênfase no espaço em que estão inseridos (escola, bairro, município, Estado, País).

Serão desenvolvidas ações onde todas as turmas participarão de todas as iniciativas voltadas para o projeto e em ações individualizadas, onde terão como pano de fundo: teatro, dança, coral, atividades manuais, seminários, poesias, produções escritas de jornal, livro, revista, artesanato, reaproveitamento de alimentos, pesquisas, viagens de estudo, proteção e cuidado com o meio ambiente (lagoa, rio, mar, mangue), conhecimento da fauna e flora do ambiente pesquisado, mapeamento, conscientização e prática.  


Grupos
1. Produções: poesias, poemas, poemas, releituras de imagens – 4º anos e ALE (Kissyla)
2. Seminários (palestrantes e alunos): Ensino Religioso.
3. História dos ambientes (releituras) – 2º anos
4. Coral (Regina e Vera – 4º Ano e 2º Ano)
5. Dança - Cristiano (Artes) e Penha (Educação Especial)
6. Produções - Cristiano  {Artes} e Penha {Educação Especial}
7. Desfile de recicláveis (trabalhos manuais com produtos do meio ambiente: sementes, folhas, restingas, areia, conchas, etc., desfile de recicláveis, mascote) - Cristiano {Artes} 
8. Jornal “Ambiente Vivo” – 5º Ano (Maura)
9. Preservação do ambiente:
Mar –
Rio –
Lagoa –
Mangue –
Corpo d’água –
10. Mapeamento dos efeitos da água (levantamento das condições hidrológicas locais, conservação dos recursos hídricos) –
11. Reaproveitamento de alimentos e outros materiais (cozinha, merenda – receitas, etc.) –
12. Limpeza das áreas envolvidas, replantio de mudas e reflorestamento de encostas, manguezais, praias, lagoas (placas dos apadrinhamentos) –
13. Conhecimento das espécies envolvidas no projeto (animais da orla, lagoa, mangue, rios) e animais nocivos ao meio ambiente, animais benéficos ao meio ambiente - 
14. Conscientização e prática: envolvimento da comunidade (praia, lagoa, etc. – parcerias: PMS, Etc.) –


Nenhum comentário:

Postar um comentário