PROJETO MEIO AMBIENTE 2015
“MARTÍM
PESCADOR”
Em parceria com a CESAN
Período: Abril a Outubro de 2015
Envolvidos: Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno
(2º ano à 8ª série e EJA) e Comunidade Adjacente.
Objetivo
geral
Promover
práticas reflexivas que desenvolvam a sustentabilidade nas dimensões social e
ambiental, econômica, cultural, visando a formação integral dos sujeitos,
visando uma nova postura de homem enquanto cidadão no mundo.
Objetivos
específicos
ü Criar
uma nova mentalidade com relação ao usufruto dos recursos oferecidos pela
natureza;
ü Instituir
um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o
ambiente;
ü Contribuir
para maior sensibilização ambiental e reflexão sobre hábitos de consumo
sustentável;
ü Buscar
ações voltadas para conscientização da preservação do ambiente em que estamos
inseridos;
ü Fornecer
uma nova conscientização sobre a importância da preservação ambiental em todos
os seus aspectos (água, solo, energia, flora e fauna).
Avaliação
ü
A avaliação se dará durante o processo de
desenvolvimento do projeto, numa visão qualitativa, quantitativa, participativa
e descritiva, durante todo o processo de trabalho, com ações e encaminhamentos
realizados pelos grupos envolvendo todo o projeto e todas as turmas.
Ações
·
Adoção de uma nascente: pesquisa,
identificação, nomeação, preservação e cuidados, envolvimento com a comunidade
e parcerias (PMS, Meio Ambiente, Saúde, etc.);
·
Visitas técnicas, visitas de
acompanhamento, plantio (reflorestamento),
·
Campanhas informativas, Panfletagem;
Palestras, Visitas;
·
Cuidado e preservação da Lagoa Juara, rio
que banha – Santa Maria, praia e mangue;
·
Tenda na praia e lagoa;
·
Divisão dos grupos por área, verificação
de barco para investigação da situação;
·
Conscientização da comunidade do entorno;
·
Produção de revista, jornal, livro;
·
Documentários;
·
Apadrinhamento - por turma com tutor da
comunidade (surf, pescadores, etc.);
·
Carta aberta à comunidade; Estatuto do
Ambiente;
·
Mídias (televisão, jornal impresso,
revista, etc.).
Músicas
ü Leandro E Leonardo/Toquinho (Herdeiros
Do Futuro) – Degradação Do Meio Ambiente
ü Sal Da Terra (Sá E Guarabira)-
Destruição Do Planeta Pelo Homem
ü Planeta Azul (Chitãozinho E Xororó) –
Poluição e Como Afeta A Terra
ü Xote Ecológico (Luiz Gonzaga) – Preservação do Ambiente
ü Terra (Caetano Veloso) – Preservação E
Importância Do Planeta
ü Bichos Do Mar (Lenine) – Poluição Dos
Mares
ü As Forças Da Natureza (Clara Nunes/João
Nogueira)
ü Um Índio (Caetano Veloso)- Valores
Primitivos/Sociedade Avançada
ü Benke (Milton Nascimento) –
Conscientização E Importância Da Natureza
ü Fábrica (Legião Urbana) – Destruição Do
Meio Ambiente/Desigualdade Social
ü Sobradinho (Sá E Guarabira) –
Represas/Impactos Da Hidrelétricas Ao Meio Ambiente
ü Estrela Natureza (Sá E Guarabira) –
Importância Do Cuidado Com A Natureza
ü Outras
Desenvolvimento:
Todo o projeto
será desenvolvido a partir de ações envolvendo os três turnos, com todas as
turmas (2º Ano Fundamental à 8ª Série, e turmas da EJA).
As ações serão desenvolvidas a partir de
pesquisas dos temas abordados, onde serão realizadas atividades diferenciadas
interdisciplinares, abordando todas as disciplinas em suas linhas de trabalho,
envolvendo a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, comunidade
adjacente e entornos), visando a conscientização do ambiente em seus diversos
aspectos, abordando principalmente a questão hídrica de nosso planeta, com
maior ênfase no espaço em que estão inseridos (escola, bairro, município,
Estado, País).
Serão desenvolvidas ações onde todas as turmas
participarão de todas as iniciativas voltadas para o projeto e em ações
individualizadas, onde terão como pano de fundo: teatro, dança, coral,
atividades manuais, seminários, poesias, produções escritas de jornal, livro,
revista, artesanato, reaproveitamento de alimentos, pesquisas, viagens de
estudo, proteção e cuidado com o meio ambiente (lagoa, rio, mar, mangue),
conhecimento da fauna e flora do ambiente pesquisado, mapeamento,
conscientização e prática.
Grupos
1. Produções: poesias,
poemas, poemas, releituras de imagens – 4º anos e ALE (Kissyla)
2. Seminários (palestrantes e
alunos): Ensino Religioso.
3. História dos ambientes
(releituras) – 2º anos
4. Coral (Regina e Vera – 4º
Ano e 2º Ano)
5. Dança - Cristiano (Artes)
e Penha (Educação Especial)
6. Produções - Cristiano {Artes} e Penha {Educação Especial}
7. Desfile de recicláveis
(trabalhos manuais com produtos do meio ambiente: sementes, folhas, restingas,
areia, conchas, etc., desfile de recicláveis, mascote) - Cristiano {Artes}
8. Jornal “Ambiente Vivo” –
5º Ano (Maura)
9. Preservação do ambiente:
Mar –
Rio –
Lagoa –
Mangue –
Corpo d’água –
10. Mapeamento dos efeitos da
água (levantamento das condições hidrológicas locais, conservação dos
recursos hídricos) –
11. Reaproveitamento de alimentos
e outros materiais (cozinha, merenda – receitas, etc.) –
12. Limpeza das áreas envolvidas,
replantio de mudas e reflorestamento de encostas, manguezais, praias, lagoas
(placas dos apadrinhamentos) –
13. Conhecimento das espécies
envolvidas no projeto (animais da orla, lagoa, mangue, rios) e animais
nocivos ao meio ambiente, animais benéficos ao meio ambiente -
14. Conscientização e prática: envolvimento
da comunidade (praia, lagoa, etc. – parcerias: PMS, Etc.) –
Nenhum comentário:
Postar um comentário