sábado, 18 de julho de 2015

AÇÕES DO PROJETO MARTIM PESCADOR: AMBIENTE & AÇÃO










Estudantes aprendem a preservar o meio ambiente

Formar grupos de estudantes com consciência crítica frente às questões ambientais e, através destes, promover e socializar ainda mais ações construtivas para a preservação do meio ambiente. Este é o objetivo do Projeto em Educação Ambiental “Martim Pescador”.

Conhecida por ser uma escola que se preocupa com a conscientização ambiental, no dia 01/06/2015 foi realizada uma visita na “Lagoa Juara”, localizada no bairro Lagoa em Jacaraípe. A atividade multidisciplinar contou com a presença de 25 alunos, professora da disciplina de Ciências: Adalúcia e a professora de Língua Portuguesa: Gilcimar, professora de Artes: Cláudia, Coordenadora de Pais: Cristiane e a pedagoga Ivone da Escola Estadual de Ensino Fundamental Germano André Lube. A visita teve como objetivo principal a promoção de práticas reflexivas que desenvolvam a sustentabilidade, despertando maior sensibilidade ambiental e consequentemente desenvolver uma nova postura enquanto cidadão do mundo.
Nesta ação os alunos (as) puderam fazer um diagnóstico no local, havendo um contraste entre o “Belo” – muito verde, águas e restaurantes maravilhosos e a falta de cuidados com o lixo no local. De início os alunos puderam constatar que as pessoas jogam lixos em qualquer lugar, mesmo porque o local não apresenta lixeiras.
Num curto espaço de tempo os alunos recolheram uma quantidade enorme de lixo próximo da lagoa, este lixo acaba caindo nas águas e poluindo o ambiente. Também constataram que o local necessita de ações urgentes em parceria com a Prefeitura da Serra e um trabalho de mutirão com a Comunidade local, visto que foi constatado neste local águas verdes escuras com lodo e mal cheiro, provenientes de dejetos das casas que não possuem redes de esgoto.
 Os participantes desta ação ficaram mobilizados com a situação caótica da Lagoa, que pode ser considerada como cartão postal da cidade. Reações da turma – frases mencionadas: - “Um dia de gari”; “Isso é dengue, consequência da atitude do homem”; “A lagoa virou Rede de Esgoto”; “Os peixes servidos no restaurante são provindos da lagoa contaminada”; “Os pescadores deveriam se mobilizar com estas ações”.
Por conseguinte, os participantes da referida ação prontificaram-se em providenciar placas de conscientização e distribuir no entorno da Lagoa, assim como mobilizar líder da comunidade e moradores do local para participar desta ação. Outra providência tomada pela escola, foi o envio de um ofício destinado a Prefeitura da Serra solicitando a disponibilidade de lixeiras no local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário