sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PROJETO: "Feira da América e da África"

A Escola Estadual Germano André Lube, localizada na Serra, realiza no dia 25 de agosto a Feira da América e da África. O evento faz parte do projeto “Mostra América – África”, que tem como objetivo trabalhar os continentes com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de forma integrada e interdisciplinar.

A iniciativa do projeto partiu da professora de Geografia, Patrícia Leal, e logo foi ‘abraçada’ por toda a equipe da escola, buscando fazer com que os alunos se apropriassem do conteúdo de forma mais completa.

Para dar início às atividades, os estudantes realizaram uma aula de campo no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa. No local foi possível observar as vegetações nativas da mata atlântica e que são encontradas no continente Africano e Americano.

O trabalho é realizado por meio de uma sequência didática, desenvolvida pelos educadores, e todas as atividades realizadas pelos educandos são fixadas no portfólio de cada disciplina.

Patrícia Leal diz que o trabalho busca abordar o conteúdo de forma ampla, englobando todas as disciplinas. “A ideia de trabalhar de forma interdisciplinar é também preparar nossos alunos para que eles entendam que todos os conteúdos estão associados e lembrá-los da importância do trabalho em equipe”, frisa.

Os preparativos para a feira estão adiantados. Na escola, o pátio será transformado em galeria de arte, com as exposições de diversos temas e um painel confeccionado na disciplina de Artes, onde os alunos retrataram as danças dos povos de países africanos e americanos.

Durante a feira, os estudantes farão ainda, apresentações de danças típicas; escolha da Miss África e Miss América; e competição gastronômica, em que cada turma irá preparar uma comida típica de um País de um dos dois continentes para ser avaliado por uma banca, composta pela equipe pedagógica da unidade.

O evento contará também com a exposição de bandeiras dos países, somando mais de cem, produzidos pelos próprios alunos e a realização de uma gincana.

“O projeto trabalha de forma diferenciada e humanista para que o aluno se sinta envolvido e mais a vontade para produzir”, completa Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário